quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

JOMAV DECIDIDO A HUMILHAR CIPRIANO CASSAMÁ, MAS NÃO VAI CONSEGUIR

VIAJA SEM INFORMAR O PRESIDENTE DA ANP; REGRESSA E É RECEBIDO POR BOTCHE CANDÉ E EDUARDO SANHÁ, QUANDO QUEM O DEVIA RECEBER É O PRESIDENTE DA ANP.
É CONSTITUCIONAL. SUBSTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA É O PRESIDENTE DA ANP. NÃO SE PODE INVENTAR.
POR EXEMPLO SE DEUS CASTIGAR E MATAR JOMAV HOJE PELO PECADO QUE ESTÁ A COMETER, QUEM O VAI SUBSTITUIR É CIPRIANO CASSAMÁ. NÃO É O MINISTRO DA DEFESA E NEM O LUTADOR BOTCHE CANDÉ.
PORQUÊ É QUE, JOMAV NÃO PERCEBE ISSO E CRIA PROBLEMAS ONDE NÃO EXISTEM. VIAJA SEM INFORMAR O PRESIDENTE DA ANP.
DECIDE SUBSTITUIR A SEGURANÇA NA ANP, COMO SE ALGUÉM O PEDISSE.

Nota GP: Cipriano Cassamá, até aqui ainda não cometeste nenhum crime. Fique tranquilo, continue a actuar com base na lei. És um presidente da ANP legítimo e não podes ser substituído, si bu ca duensi ou si bu ka murri. Vamos ver, até pode ir o JOMAV.

Doka, tu sabes que não nos interessa confortar consigo, mas abre os olhos, e vá atrás das seguintes dicas

Foste quem mais promoveu três blogs que actualmente, JOMAV, Braima Camará e Orlando Viegas utilizam. Não vamos citar tais Blogs aqui, mas como sabes, vá verificar chegarás duas conclusões. A primeira, é que a Câmara de Comércio e Braima Camará passaram a usar tais Blogs. As imagens que tu utilizavas passaram para eles. O canal de informações.
Segunda conclusão, os assuntos governamentais, passaram para tais blogs, embora invisíveis. Publicam até reuniões do Conselho de Ministros. São assessores do Governo neste âmbito...
Para a tua informação, como somos amigos, os teus aliados chamam-te de CHANTAGISTA.  Dizem que recebes aqui e quando acaba, entras em chantagens. Segundo, dizem que tu recebes, aqui e acolá, mas continuas a dizeram que não te deram nada.

Nota GP: Si bu misti fia; si bu ca misti, abó ku sibi
O único pedido que te fazemos é ires verificar os Blogs que promoveste durante este tempo. Se estivermos certo, é só confirmar.

Mantenhas nô amigo ku seta sedu amigo di utrus. Gossi nô cata coba mal. Fazem-te ngana mininu. JOMAV diz para Braima, Bá, ala kil bu alguim torna kumsa más. Lá vai o Braima com alguns francos em direcção ao Doka e o problema resolve-se. Continuem assim

CONFIDÊNCIA: UMARO SISSOKO GARANTIU À JOMAV ESTAR A ALTURA DE ENCONTRAR PESSOAS CAPAZES DE PROMOVER A SUA IMAGEM

Doka Internacional, não é nenhuma preocupação. Estou em condições de encontrar as pessoas capazes de fazer o trabalho igual ou melhor daquilo que tem feito.
Esta, é o resumo da conversa entre José Mário Vaz e Umaro Sissoko, sobre a revolta do Blogger, que durante dois anos, promoveu a imagem do Chefe de Estado. Os dois terão chegado a este ponto, quando, JOMAV manifestou a sua inquietação com os ataques que tem recebido na Comunicação Social e nas redes sociais. Umaro Sissoko, um dos elementos que Doka acusa de lhe ter enganado, mostrou-se chateado com a pressão do Blogger e prometeu ao PR que a solução será encontrada.
Uma das soluções de Umaro Sissoko, é apostar nos blogs que Doka promovera e são dois neste momento. Quem visita tais Blogs, nota que, nos últimos tempos, muitas das informações ligadas ao Governo são ali divulgadas, o que significa que, o Blog de Doka ficou descartado.
Apesar da determinação do PM, Braima Camará e JOMAV deram orientações para que ainda se faça o possível para mais uma vez convencer o Blogger.
Sissoko garantiu que por incompetência e carácter, Doka não pode ser nomeado em nenhuma instituição do Estado. Lembra-se que Doka exigiu que seja nomeado como adjunto Director da PJ e perguntou a razão de muitos incompetentes e pessoas que não fizeram nada nessa luta estarem a ser nomeados.

Fonte: Anónimo e Funcionário da Presidência

JOMAV E SISSOKO FORÇAM A SUBSTITUIÇÃO DO PESSOAL DE SEGURANÇA DA ANP


Assembleia Nacional Popular
GABINETE DO PRESIDENTE

Nota de imprensa

As estratégias com vista ao assalto às Instalações da Assembleia Nacional Popular e eventual rapto do Presidente deste órgão de soberania, ganham contornos cada vez mais inquietantes e que se traduzem na existência de facto, de um plano engendrado para o efeito, conforme publicamente denunciado pelo Líder da APU-PDGB, Eng. Nuno Nabiam.

A Assembleia Nacional Popular acabou de tomar conhecimento de fontes fidedignas e seguras de que existe no Ministério do Interior um despacho do Ministro da tutela, que ordena a substituição do corpo de segurança fixo da Assembleia Nacional Popular, sem que tenha havido sequer uma solicitação por parte do órgão responsável pela segurança da ANP ou prévia concertação e entendimento entre o Ministério do Interior e a ANP.

No passado ainda recente, a Assembleia Nacional Popular, confrontado com idêntica situação, expediu uma nota ao Ministério do Interior, dirigida ao seu Ministro, datada de 10 de Agosto de 2016, chamando-lhe a atenção da observância escrupulosa da lei para qualquer eventualidade de movimentação do corpo de segurança da instituição e do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Porquanto, nos termos do artigo 4º do Regimento da ANP, o dispositivo de segurança permanente da ANP está na direta dependência do Presidente da Assembleia, na sua qualidade de responsável máximo da segurança da Instituição. O artigo 3º, n.º 2, do mesmo diploma determina que cabe ao Governo colocar à disposição da Assembleia os meios necessários para garantir a tranquilidade e segurança da sede. Contudo, uma vez disponibilizados, estes se encontram sob ordem do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Ora, não tendo sido verificado nenhuma insatisfação da instituição relativamente à prestação do serviço do corpo de segurança colocado à disposição da ANP, e em consequência, não hav1endo nenhuma solicitação por parte de Sua Excelência Senhor Presidente da ANP para a substituição deste corpo, qualquer iniciativa unilateral tomada pelo Ministério do Interior com vista à substituição do atual corpo de segurança da ANP, será tomada como uma afronta e violação às suas instalações. O que a suceder, conflitos flagrantemente com disposto no artigo 3º do Regimento da ANP, que determina a inviolabilidade da sede da ANP.

Desde já, chama-se a atenção da opinião pública nacional e internacional de que qualquer tentativa de levar avante a iniciativa de substituição do corpo de segurança da ANP e do seu Presidente terá total resistência por parte deste órgão, e responsabiliza o Governo pelas consequências que possam advir deste acto.

Com estas manobras administrativas, fica demonstrado indícios claros da existência do plano, denunciado pelo Presidente da APU-PDGB, Eng. Nuno Nabiam. Por outro lado, alertamos para o facto de até data estarmos a assistir a um total silêncio do Ministério Público, a quem foi dado a ocorrência destes factos, na sua qualidade de titular da ação penal, o que deixa de facto preocupado esta instituição representativa do povo com o curso dos acontecimento.

Feito em Bissau aos 18 dias de Janeiro de 2017.

O Gabinete do Presidente da ANP

Parlamento da Gâmbia autoriza Jammeh a ficar mais 3 meses como Presidente

O Parlamento da Gâmbia aprovou o estado de emergência declarado na terça-feira pelo Presidente cessante, Yahya Jammeh, que o autoriza a ficar mais três meses no poder, segundo a moção divulgada esta quarta-feira por meios de comunicação locais.


A Assembleia Nacional gambiana, cujo mandato também foi prorrogado três meses, tomou a decisão na noite de terça-feira, apenas 24 horas antes de Jammeh terminar o seu mandato de cinco anos e quando devia ceder o poder ao opositor Adama Barrow, que venceu as presidenciais de 01 de dezembro.

"Esta assembleia considera e aprova uma resolução sobre a declaração do estado de emergência na Gâmbia por um período de 90 dias, efetivo de 17 de janeiro a 17 de abril de 2017", refere o texto aprovado pelos parlamentares.

Os deputados condenaram ainda "a ilegal e maliciosa interferência nos assuntos internos da Gâmbia do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, do governo da República do Senegal e do representante do Senegal no Conselho de Segurança da ONU".

Adama Barrow, que desde domingo se encontra no vizinho Senegal, divulgou um comunicado na segunda-feira assegurando, uma vez mais, que na quinta-feira estará na Gâmbia para fazer o juramento e assumir o cargo.

A União Africana, a União Europeia e a ONU pediram a Jammeh, no poder há 22 anos, que aceite o resultado eleitoral e o presidente cessante também parece cada vez mais isolado no seu país.

Em alguns dias, vários dos seus ministros abandonaram o governo, os últimos dos quais os dos Negócios Estrangeiros, Finanças e Comércio e Turismo. Lusa

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

DUAS ESTRATEGIAS DE JOMAV PARA FALTAR A CIMEIRA FRANCA/AFRICA

1. Para nao ser confrontado pelos seus pares da CEDEAO sobre o cumprimento do acordo de CONACRI
2. Criar ilisao de que UMARO SISSOKO eh recebido por OUTROS chefes de Estado.
Mesmo com tudo isso o acordo eh para cumprir

FRANCOIS HOLLANDE./"A ESCOLHA DO POVO DEVE SER RESPEITADA",

JOMAV TU SO CONSEGUES ENGANAR OS PARVOS. SENAO, VEJAMOS: QUAL EH A IMPORTANCIA DE TU ORGANIZARES UM RECEPCAO DAQUELA NATUREZA? SERA QUE ALICIANDO AS PESSOAS PASSAS LOGO A TER RAZAO NESSA CRISE? SERA QUE ALICIANDO AS PESSOAS TORNAM-SE LEGITIMAS AS TUAS DECISOES E NOMEACOES? SERA QUE ESTES QUE FORAM AO AEROPORTO CONCORDAM COM O ISOLAMENTO DO PRESIDENTE DA ANP?

Em que parte do mundo viu o PRESIDENTE da REPUBLICA a dispensar o PRESIDENTE da ANP? JOMAV tu nao tens rumo. Vais ficar atras de BRAIMA CAMARA ate quando nao tiver mais se arrepender

Comissão de estauração da disciplina no PAIGC continua a movimentar

Quem arranjar problemas ao partido, terá problemas.

Braima Camará tem medo do FUNPI ser lido. Ele JOMAV e Botche Candé, escancalharam a coisa.

Kila gora na leídu, nim si dentro quarte di Braima Camará

Braima Camará e JOMAV querem aproveitar-se dos resultados da selecção nacional para tirar dividendos políticos

Braima Camará obriga JOMAV a fazer nomeações tortas e directas. E como não tem qualquer qualidade no seu lado, a Administração controlada pelo Estado está inundada de incompetentes. Pessoas sem qualquer noção da gestão.
No bai Son.
Gossi coba mal ca ten déh, má conta bardade, nó na murri trás di nó bardade. Vejam as últimas nomeações do JOMAV

BACAR CAMARA VOGAL DA FEDERACAO APANHADO A DISTRIBUIR DINHEIRO AS PESSOAS PARA IREM RECEBER jomavzinho

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

JOMAV oportunista quer usar a seleccao PARA limpar a sua imagem

BOTCHE Cande, lutador, desde QUANDO percebe da Seguranca?

Desorganzizou todo o ministerio com nomeacoes tribalistas. Todo o seu  eh tribal

OPORTUNISMO E PUTARIA TEEM LIMITES: PROSTITUICAO DA FEDERACAO DE FUTEBOL DA GUINE-BISSAU ATE O PONTO DE MOBILIZAR DESPORTISTAS PARA IREM RECEBER JOMAV NO AEROPORTO

Esta eh a maiori putaria. Jomav quer manipular eventual de uma recepcao apoteotica para resistir a CEDEAO. POR FAVOR GUINEENSES NAO RESPONDAM A ESTE CONVITE DA FEDERACAO. JOMAV NUNCA FOI ATRAS DOS DJURTOS ANTES DE SER PRESIDENTE DA REPUBLICA, SO AGORA. E TUDO O QUE FAZ EM NOME DA GUINE-BISSAU, EH UM DEVER COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA.
BACAR CAMARA, MEMBRO DE FEDERACAO BO BAI BARI PADJA LA.
KE KU JOMAV FASSI DE ESPECIAL PA DJINTIS BAI RECEBIL? POR FAVOR PUTARIA TENE LIMITES. FEDERACAO... BI TENE SORTE NO PARA COBA MAL.

Secretario-geral do prs ameacado de morte. aqueles que foram destacados para vigiar o ministro djunguram ate verem armas roubadas

Somos contra

Secretario-geral do prs ameacado de morte. aqueles que foram destacados para vigiar o ministro djunguram ate verem armas roubadas

Somos contra

GOSSI NOCATA COBA MAL, DITOS DI NINGUIM CA PA NOS. SI ALGUIM MISTINU PA I FALANU SOM

Apoia JOMAV quila i conta bardade? Ca no ngana cumpanher bo

domingo, 15 de janeiro de 2017

Doka Internacional em Bissau: O Blogger promete armar muita confusão com quem lhe enganou e usou

Segundo próximos de Doka, o Blogger vai pedir satisfações à José Mário Vaz e Braima Camará, duas figuras que lhe têm enganado.
Chegou hoje à 1 da Madrugada.

Ina sibidu

União para Mudança

Excelência Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular;
Digníssimos colegas Deputados da Nação;
Ilustres Presentes;

Minhas senhoras e meus senhores;

Cada Novo Ano surge no nosso íntimo, como um renovar de esperanças e a confiança de que, unidos e movidos por um espírito verdadeiramente patriótico, melhores dias se anunciariam ao nosso povo.

Infelizmente, ao sentido patriótico sobrepuseram-se interesses mesquinhos de poder, que acabaram por conduzir de novo o país a uma deriva de consequências imprevisíveis, cujo peso já aflige e afeta a população guineense, com particular incidência nas camadas mais desfavorecidas da nossa sociedade.

Estamos, no entanto, certos e seguros, que é acreditando na determinação do nosso povo, tantas vezes posta à prova, que o nosso país poderá, mais uma vez, ultrapassar as adversidades para se erguer e construir com as suas próprias mãos um futuro de paz, de progresso e de liberdade, por que sempre lutou e ao qual tem direito, como todos os povos do mundo.

É neste contexto, que em nome da União para a Mudança (UM), endereço a si, Vossa Excelência, por esta ocasião do Novo Ano, e na sua qualidade de Presidente da Assembleia Nacional Popular, órgão que engloba os representantes eleitos do povo guineense, os mais sinceros votos de saúde e prosperidade, extensivos à sua honrosa família, mas, sobretudo, de muita coragem, tenacidade e sapiência, no desempenho das nobres funções que lhe incumbem.
Votos que através de Vossa Excelência, tornamos ainda extensivos a todo o povo da Guiné-Bissau e aos digníssimos Deputados da Nação!

Aproveitamos igualmente este momento de “cambança”, para lhe reiterar toda a nossa solidariedade na defesa intransigente da legalidade constitucional, de que Vossa Excelência tem feito mostra, durante todo este processo.

Excelência, senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular,
Digníssimos Deputados da Nação,
Ilustres Presentes neste ato,

A Guiné-Bissau comemora a sua entrada em 2017, mergulhada numa grave crise política e institucional, e numa encruzilhada resultante, exclusivamente, da teimosia obsessiva de alguns sectores da classe política, que em vez de atenderem aos supremos interesses da Nação guineense, mais se preocupam em tentar a todo o custo controlar o poder de forma absoluta, à revelia da Constituição e das leis da República, e pôr em causa as conquistas democráticas até aqui alcançadas.

Sinais de mau augúrio para a democracia guineense, que se vê assim ameaçada, sobretudo, quando se verificam já elementos claros de tentativa de amordaçar e impedir o exercício das liberdades e garantias constitucionalmente consagradas, como sejam: a liberdade de expressão, através da manipulação dos órgãos de comunicação públicos; o direito à manifestação e as ações de coação contra dirigentes políticos e da sociedade civil.

Ainda assim, minhas senhoras e meus senhores, a União para a Mudança (UM), partido que dignamente aqui representamos, irá manter-se firme na sua linha; irá resistir a toda e qualquer tentativa de imposição da ditadura e irá prosseguir na senda da defesa dos princípios e valores que enformam a democracia, continuando a lutar para a instauração no nosso país, da verdade, da justiça e da reconciliação entre os guineenses, no quadro de um verdadeiro Estado de Direito Democrático.




Lamentamos, profundamente, que hoje algumas forças do xadrez político guineense, numa lógica oportunista e antidemocrática, se prestem a este tipo de jogos de poder pelo poder, estabelecendo alianças de conveniência inconfessa, em nome de interesses mesquinhos e obscuros, esquecendo-se que o futuro é já amanhã! Mas é preciso que o povo guineense esteja bem atento, e que não se deixe ludibriar por aqueles que querem continuar a dividir para reinar...!

Excelência, senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular,
Digníssimos colegas Deputados da Nação,

Urge, pois, que se encontre uma saída para esta crise, engendrada de todas as peças, e cujo epicentro foi sempre a Presidência da República, crise essa que desde já alertamos, poderá conduzir o país ao total descalabro e a danos irreparáveis no nosso tecido social, político e económico.

Entretanto, a União para a Mudança (UM) considera que ainda há tempo para que o bom senso impere e possamos arrepiar caminho na busca de uma solução que resolva o impasse, e crie as condições indispensáveis para a estabilidade e a paz social no nosso país. A nosso ver, a solução teria inevitavelmente que assentar em uma de duas premissas:

·        Ou no retorno imediato à Constituição da República e consequente devolução do poder, de forma incondicional, ao partido vencedor das eleições legislativas com maioria absoluta;
·        Ou, a que consideramos mais viável face ao presente estado de coisas, isto é, a implementação na íntegra do Acordo de Conakry, cujas dúvidas, caso verdadeiramente as houvesse, foram totalmente dissipadas com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que decorreu recentemente em Abuja.





Tudo o resto significaria mera perda de tempo, na medida em que a instituição Assembleia Nacional Popular, único órgão de soberania signatário dos Acordos de Bissau e Conakry, continuaria bloqueada, como resultado da maioria que se estabeleceu na sequência das eleições legislativas, e se reflete constitucional e regimentalmente, na composição dos seus órgãos internos.

Como já tivemos a ocasião de afirmar bastas vezes, não nos interessa hoje, e nem é nossa intenção encontrar bodes expiatórios para o atual momento que o país vive, muito menos para as razões que conduziram à crise. Importa sim, pormos todos a mão na consciência e, patrioticamente, procedermos a uma análise introspetiva dos passos que demos e questionarmos se estivemos de facto à altura das nossas responsabilidades históricas.

Ilustres presentes,

Fazemos votos de que o ano 2017 se possa transformar no ponto de viragem na forma de fazer política na Guiné-Bissau, e do retorno aos caminhos traçados após as eleições de Março de 2014, o que permitiria recuperar a confiança dos parceiros de desenvolvimento e, sobretudo, da sociedade guineense.

Excelência, senhor Presidente da Assermbleia Nacional Popular,

Que nos seja permitido nesta ocasião solene, transmitir ao povo português, os nossos mais profundos sentimentos de pesar pelo desaparecimento físico do ex-presidente Mário Soares, um verdadeiro e reconhecido combatente da democracia e lutador incansável pela causa da liberdade dos Povos.

Viva a Democracia!
Viva a Guiné-Bissau!


Bem haja!

TALVEZ PORQUE O HOMEM NÃO VESTIU FATO

PRESIDENTE DE PARAQUEDAS


Foi um JOMAV desnorteado aquele que apareceu no Gabão. Tal como um gato, não deixou marcas. Está bem de ver que o presidente não foi sequer convidado, e como não estava em visita de Estado e nem a nível oficial, foi mantido à distância e votado ao ostracismo. Deu-lhe na gana de ir e foi. E teve o que mereceu.

O presidente José Mário Vaz foi visto uma única vez no estádio - quando, acompanhado do presidente Ali Bongo, desceu ao relvado, envergando uma camisola XXL naquele corpo magro e escanzelado. Depois, desapareceu de cena.

Na tribuna de honra, o presidente do Gabão (cuja equipa defrontou a selecção da Guiné-Bissau) tinha ao seu lado o todo poderoso presidente da CAF, o camaronês Issa Hayatou. E o JOMAV? Nem vê-lo! Foi melhor assim, pois poupa-nos a vergonhas... AAS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Guine Puro blog djambacus, kil ku no fala cata maina: Doka na fila masnku es djintys JOMAV, BRAIMA, SISSOKO wtj

Braima Camara insistiu e conseguiu falar com Doka. Se o puto de Manchester nao regressar, a mae sera nomeada. Uma das possibilidades eh o instituto da mulher e crianca, ou fundo de accao social que a mae de doka geriu ha 13 anos.
Segundo informacoes que nos chegaram, a revolta de doka, se nao for ultrapassada, muitos segredos vao sair.
Vamos ver se eh desta vez que Doka vai uma palavra.
No contenti ku bo manera ku bu ratcha mame di JOMAV ku BRAIMA CAMARA. Kila no apoiau, no cambatau coba mal. Gossi no cata ratcha.

Fonte: militante

BRAIMA CAMARA E JOMAV UMA ALIANCA PARA LEVAR GUINE-BISSAU PARA O ABISMO

BRAIMA Camara eh informal, JOMAV eh informal. Nunca se ouviu algum deles a falar em projectos bem estruturados.
So falam em coisas banais srm qualquer explicacao cientifica. JOMAV ja so lembra de financas e cmb. Contran na financas, contra na camara

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

DOKA DE CERTEZA SABES QUE NAO TE INSULTAMOS. O TERMO FILHO DA PUTA, AQUE JAMAIS VAMOSBUTILIZAR ESTE ANO, EH PARA MARCOS GALINA. ENQUANTO NAO O APANHARMOS, COBA MAL SERA O NOSSO RECURSO

Temos pena de ti e tu sabes. Demoras a descobrir duas PESSOAS. O JOMAV e o Braima Camara. Braima Camara nao sabe que esta no fim da linha. Que aproveite, porque no PAIGC ele ja faz parte do passado. Vai a prisao em conjunto com JOMAV

ORAÇÃO DO ANO 2017 para o bem-estar da Guiné-Bissau

Pai todo poderoso, em nome dos nossos interesses e da nossa sobrevivência, faça tudo o que estiver e não estiver ao teu alcance, para que esta criatura de recordação curta saia a nossa frente como Presidente da república.
Que o Sr. ilumine à consciência dos guineenses, para saberem que, este homem, prima mais pela deslealdade. Eh um traidor. A sua ultima vitima eh doka

JOSÉ MÁRIO VAZ TEM DIAS CONTADOS. COMEÇOU A METER COM GENTE ERRADA, O PRS E POLÍCIAS DO MINISTÉRIO DO INTERIOR

No Ministério do Interior, mentiu contra os agentes de Polícia, acusando-os de muita coisa, entre eles venda de passaportes. A limpeza que pediu, pode iniciar no lado certo e não errado como ele pretende. Ao PRS dois ataques muito fortes. A primeira vítima foi Malam Sanhá, eterno financiador da campanha do PRS desde tempos de Koumba Yalá. É ele que está na China. E de certeza é ele, que trouxe 50 mil dólares para JOMAV.
Malam Sanhá, tem a palavra. Segundo ataque, é contra o vice-presidente do PRS, Orlando Viegas. JOMAV decidiu que haverá consequências doa quem doer. JOMAV deu orientações à Sissoko para acabar com a Comissão. E vai acabar. DOA quem doer. PRS já começou a provar o próprio veneno.
Nô bai son. Vão compreender que, JOMAV, não serve. Vejam as nomeações que Braima Camará está a fazer na Função Pública. quem está na altura nos nomeados. Nô ca misti tchoma nome.

Doka tu não contas e sabes porquê, não te levam a sério



Doka, nomeados de ontem e esta manhã: Califa Soares Cassamá, ainda hoje lhe felicitei e disse-lhe que, como guineense, que trabalhasse para o bem-estar da nação. Ele foi nomeado como Secretário Nacional de Luta Contra o Sida. É aquela política de sucessão de Huco Monteiro. Conheces a história de Huco Monteiro? Não conheces.

Abdú Jaquité, nomeado na ARN no lugar do Marcos Galina. Mas Marcos Galina, para acalmá-lo, porque o filho da puta ameaçou vazar algumas conversas, nomearam-no numa outra localidade. O Nelson Moreira também: este de certeza não conheces. O Sirma Seidi, conheces, foi para SOTRAMAR. Mas tanto Marcos Galina, como Abdú Jaquité, são duas pessoas que escondem atrás do teu Blog para fazer a política de Braima Camará. Tu não sabias nunca que, o Presidente da República e Primeiro-ministro, é Braima Camará.
Fica lá com o teu sonho de ser adjunto Director-Geral da PJ. Não te levam a sério. Continue no murro de lamentações.
Juras não sintonizara nunca mais com eles, de repente, juntas-te a eles. O meu amigo dizia: “djintis ku parsi ku ta ndianta”. Dianti pa bós.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

JOMAV SO FAZ AQUILO QUE NEGA AOS OUTROS. TENHAM BONDADE DE SABER DO ULTIMO COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Nomeacoes tortas e directas so com base de conveniencias

JOMAV SO FAZ AQUILO QUE NEGA AOS OUTROS. TENHAM BONDADE DE SABER DO ULTIMO COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Nomeacoes tortas e directas so com base de conveniencias

JOMAV SO FAZ AQUILO QUE NEGA AOS OUTROS. TENHAM BONDADE DE SABER DO ULTIMO COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Nomeacoes tortas e directas so com base de conveniencias

JOMAV SO FAZ AQUILO QUE NEGA AOS OUTROS. TENHAM BONDADE DE SABER DO ULTIMO COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Nomeacoes tortas e directas so com base de conveniencias

JOMAV ANDA A FUGIR DA CEDEAO. QUANDO VOLTAR, SEGUNDO FONTES DA PRESIDENCIA, VAI VISITAR PELA PRIMEIRA VEZ, UMA REGIÃO. NESTE CASO A REGIÃO DE GABÚ. SEGUNDO ELE, OS HABITANTES DAQUELA REGIÃO SÃO FÁCEIS DE COMPRAR

PORQUÊ BÉ QUE NÃO VISITA A REGIÃO DE CACHEU ONDE NASCEU?
JOMAV SABES MUITO. SE OS DA REGIÃO DE CACHEU TE VIRARAM COSTAS, SAIBA QUE OS OUTROS FARÃO O MESMO.
ÉS UMA VERGONHA.

POR FAVOR É URGENTE PARAREM COM DESORGANIZAÇÃO NACIONAL NA TERRA DOS OUTROS.

AS NOTICIAS QUE CHEGAM DO GABÃO SÃO TRSITES.
MAS COMO INTERESSA MAIS GANHARMOS, QUEM DE DIREITO QUE FAÇA QUALQUER COISA.
Alem de falta de perdieme e de um bom tratamento, agora é a falta de transporte. Recorremos a um Toca-Toca.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Ivan Barbosa I kudi
Issene Pereira Djop GUINÉ Bissau nunca sai bem na organização
Padinde Sanha Tenham corragem,amor a patria de cabral
Mamadú B. Dro No Gabao ou pq stou confuso cm sra informacaoo

"Caros compatriotas, quem quer ser Presidente deve ter a sua ficha criminal limpa e dividas amortizadas", escreveu um apoiante de José Mário Vaz contra, Nuno Nabiam

Uma informação e uma questão
José Mário Vaz tem cadastro limpo no dossier de Angola? Não tem.
José Mário Vaz tem dossier limpo no dossier de madeira que hoje é vendida?
Não tem.

Será que José Mário Vaz pode ser Presidente da República?

Tudu kim ku misti difindi si lado, pa i difindil ku força, má JOMAV, kila i ka exemplo, muito menos bom exemplo.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PROMESSA FEITA POR UMARO SISSOKO FOI CUMPRIDA POR JOMAC

O Presidente da Republica viajou sem o Presidente da ANP, Cipriano Cassama saber. Esta atitude eh um grave atropelo a nossa constituicao. QUEM substitui um Presidente da Republica na sua ausencia eh o Presidente da ANP. So estavam no aeroporto botche cande e Eduardo sanha. Guineenses levantemos contra jomav para salvar a democracia.

"Ai Guine, si nconta bos bo na pensa i brincadera. Jornalistas disna de aonti ku eh tchiga Gabao nada eka kume te gossi. Nim matabichu. Di Guine i pena", Rui manuel Furtado, tecnico da Radio Difusao Nacional, integrante da comitiva dos djurtos

Foi tirado na pagina facebook de Rui Manuel Furtado por Bissiadur di facebook sem ele Rui saber

NÃO HÁ NENHUMA LEI QUE NOS DÁ DIREITO DE NOS APUNHALARMOS NAS COSTAS

MILITANTES QUE TRAÍREM O PARTIDO DEVEM SER EXPULSOS. FOI ASSIM NO PAIGC, NO PUSD, NO PRS E DEVERÁ SER ASSIM EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO ONDE AS PESSOAS DEVEM PRIMAR PELA LEI.
QUAL O MILITANTE QUE DEVE ESTAR A SER ELOGIADO, QUANDO FAZ TODA A SUA LUTA CONTRA O SEU PARTIDO?
Estes, não fazem falta ao PAIGC e ficará provado no futuro. Botche Candé foi inclusive deputado do PRS, que volte apenas de onde saiu. Lá, as regras não interessam tanto

CEDEAO NÃO VAI ENCONTRAR NINGUÉM. TODOS VÃO SAIR DO PAÍS PARA NÃO SE ENCONTRAR COM OS OBSERVADORES PARA APLICAÇÃO DO ACORDO DE CONACRI

Cálculos de JOMAV são básicos. Já não consegue enganar nem os mais tolos.
Assim, quando ameaçou demitir o Governo de DSP, o mediador da CEDEAo veio e JOMAV fez tudo para se desencontrar com ele.
Quando decidiu nomear baciro Djá Idem...
Empossar o Governo de Umaro Sissoko, mesma coisa....

UM DESAFIO À HONESTIDADE DE CADA UM DE NÓS E QUE CADA UM JURE EM NOME DE DEUS. O NOSSO DESAFIO É CONTRA BRAIMA CAMARÁ E SEM QUALQUER INSULTO. QUEM LER ESTAS LINHAS, QUE INFORME AO BRAIMA CAMARÁ QUE, O GUINÉ PURO DESAFIOU-LHE A NEGAR PÚBLICA ESTES DOIS FACTOS:

1º Facto - Braima Camará fez ou não campanha eleitoral contra o PAIGC nas últimas eleições? Se não fizer; se não der instruções aos seus irmãos para o fazerem, nós apareceremos aqui para lhe pedir desculpas publicamente. Mas o facto que estamos aqui a referir, é de conhecimento de qualquer militante do PAIGC sobretudo nas zonas de influência de Braima Camará. Ele não só ausentou-se do país durante a campanha eleitoral, como instruiu, segundo consta, aos seus familiares para fazerem outra opção eleitoral. Braima Camará dentro si e os seus próximos sabem que este facto constitui a verdade.
E se é verdade, com que moral, Braima Camará continua a falar em nome do PAIGC? Porquê é que Braima Camará acha que não podia perder o Congresso de Cacheu? Afinal, quem quer o poder até aos limites, DSP ou Braima Camará?

2º Facto - Braima Camará injectou ou não dinheiro do FUNPI e da CCIAS na campanha do PRS? É que, pelo facto deste país ser como é, há coisas que, o Braima Camará faz e acha que outros não sabem. Muito dinheiro em seu nome foi injectado na campanha do PRS. Por isso, a presente aliança entre ele e aquele partido dificilmente se desfazerá. Não é possível, Braima Camará continuar com jogos baixos, atando o Presidente da República pés e mãos, só em nome dos interesses pessoais.
Braima Camará diz que não quer o poder, mas força o Presidente da República a fazer nomeações. De onde veio Umaro Sissoko? Apoiante de Braim,a Camará no Congresso de Cacheu? Quem o pus onde está? Quem é Fidelis Forbs? Mandatário de Braima Camará no Congresso de Cacheu? Quem é Soares Sambú? Quem é Sandji Faty? Quem é Oliveira Sanca? Doménico Sanca?
Ou seja, Braima Camará faz tudo o que quer e quando outros reagem faz de vítima, tentando mostrar ao mundo que as pessoas são contra ele, porque substimam ou o atacam por pertencer um determinado grupo étnico. Aqui, não está a questão da etnicidade, mas sim respeito às regras democráticas. quem perder, perdeu.

A... Injai - militante revoltado

EM CONSEQUÊNCIA DA ATITUDE ADOPTADA POR ESTES MILITANTES CONTRA O PARTIDO, A COMISSÃO DE JURISDIÇÃO DO PAIGC DECIDIU SUSPENDER POR PERÍODO VARIADO, OS MILITANTES ABAIXO LISTADOS. SUSPENSÃO NÃO É EXPULSÃO, MAS SE ALGUÉM DECIDIR AUTO-EXPULSAR-SE, O PARTIDO AGRADECE. A QUE SE DEVE ÀS EXPULSÕES? FACTO DE TODOS ELES DEMONSTRAREM CARÁCTER INSTÁVEL E INCONSEQUENTE. COMO É QUE MILITANTES DE UM PARTIDO JUNTAM-SE A OUTRO PARTIDO, PARA LUTAR CONTRA O PRÓPRIO PARTIDO. TODOS ELES FORAM JUNTAR-SE, AO PRS PARA SE LUTAR CONTRA O PAIGC.

PAIGC: LISTA DOS SUSPENSOS

MALAM DJASSI
BOTCHE CANDÉ - 8 anos
TOMÁS GOMES BARBOSA - 8 anos
RUI NENÉ DJATA
MALAM BANJAI
IRACEMA DO ROSÁRIO
DOMENICO SANCA
SANDJI FATI
MARCELINO SIMÕES LOPES CABRAL (DJOY)
MARIA EVARISTA DE SOUSA
FIDELIS FORBES

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Gaf diplomatico eminente: CEDEAO pondera adiar a vinda a BISSAU por causa da ausencia do Presidente da Republica

Para fugir da CEDEAO, O PR viaja esta noite para Portugal onde devera, segundo ele assistir as cerimonias funebres do dr. José Mario Vaz. Isto significa que a CEDEAO pode vir aqui e andar maos a banar sem encontra nem Jomav e nem UMARO SISSOKO.
Por isso, a missao pode ser adiado.

Fonte: Ministerio dos Negocios estramgeiros

HA PESSOAS QUE ESTE ANO NAO VAMOS SEQUER HONRAR COM NENHUM POST. CHAMAR SEUS NOMES SERA DAR-LHES IMPORTANCIA

Cada um deve andar com pessoas do seu nivel

NOVAS MUDANCAS A VISTA NA COMUNICACAO SOCIAL PUBLICA

Antes do final do mes, se a CEDEAO nao puser ordem, Antonio Iaia Seidi sera nomeado DG da RDN. O ACTUAL DG, ABDURAMANE TURE vai ser nomeado conselheiro de UMARO SISSOKO para a area de comunicacao.

Anonimo, Primatura

CEDEAO VEM À BISSAU PARA PÔR ORDEM

O que a CEDEAO vai fazer com a sua próxima missão de amanhã até o final da semanal, não é defender ao PAIGC, mas sim defender ao País e ensinar à JOMAV que as promessas são para cumprir. JOMAV diz uma coisa, faz tudo ao contrário. JOMAV fala na organização, mas pensa que é justo, os carros circularem sem controlo;
Jomav fala no nepotismo, mas nomeia, Fadiá, Botche, Sissoko, Braima Camará e não diz que há amiguismo. Jomav fala em seriedade, manda sair por portas traseiras, contentores madeiras, em nome do seu filho e depois ...
JOMAV fala em controlo de gastos de Estado, dá posse a um Governo de Iniciativa Presidencial de 38 elementos.


AFINAL A DESLOCAÇÃO DE UMARO SISSOKO A CONGO, NÃO É APENAS PARA APRESENTAR O RELATÓRIO DA GESTÃO QUE ESTÁ A FAZER DO PAÍS, MAS TAMBÉM ENTREGAR A DENIS SASSOU NGUESSOU A DISTINÇÃO DE MEDALHA AMÍLCAR CABRAL? JOMAV, TU QUERES FAZER A GUINÉ A TUA PONTA, MAS NÃO VAIS CONSEGUIR. ESTÁS LONGE DE SER DITADOR. VAI PARA CALIQUISSE, ESTÁS A MAIS EM BISSAU

Ditador na eminência de perder mais um Conselheiro: Iaia Dajló vai pedir demissão por discordar com aplicação do acordo de Conacri

Caros Blogueres do Guiné Puro,
Sou funcionário da Presidência da República. O Iaia Djaló, presidente do PND, Conselheiro Diplomático do Presidente da República deu entrada a sua carta de demissão esta manhã. Não conheço o conteúdo da carta, só sei que é sobre a demissão.
Colegas próximos ao Gabinete de Iaia Djaló dizem que, há muito que ele não fala com o Presidente da República.
Obs: favor não revelar a identidade.

Nota GP: Fique tranquilo, que o seu nome, nem a primeira letra conhecerão. Obrigado pela colaboração. Viva JOMAV, Homi incoerente, mentiroso e invejoso. Tem inveja de toda a gente. Vai perder todos os conselheiros, porque a maioria já começou a perceber de que lado está a verdade. JOMAV chame os ávidos do poder para juntarem contigo: Victor Mandinga; Gorky Medina; Nando Vaz; Botche Candé etc...

domingo, 8 de janeiro de 2017

DENIS SASSOU NGUESSO E MACKY SALL EH QUE PEDIRAM JOMAV PARA NOMEAR SISSOKO

Quem disse, foi onproprio JOMAV. Para quem disse? Aos militares.
Quem quiser que acredite, quem nao quiser o problema eh dele

HOUVE QUEM ARRANJOU TEMPO PARA CONTABILIZAR AS VIAGENS DE DSP COMO PRIMEIRO-MINISTRO DURANTE 13/MESES

Quantas viagens ja fez o Primeiro-ministro, Umaro Sissoko? Viagens abtes de ter programa do GOVERNO. UMARO SISSOKO VOLTOU A VIAJAR PARA CONGO. QUINTA VIAGEM DESDE QUE FOI NOMEADO NO DIA 19 DE NOVEMBRO.
Sera que eh assim eh que se faz? Sera que assim esta bem? Quais sao as competencias de Sissoko para fazer tudo isso?
JOMAV TU ESTAS PERDIDO E DESNORTEADO. SO FAZES O QUE NEGAS AOS OUTROS.

sábado, 7 de janeiro de 2017

JOMAV DISSE ABERTAMENTE A UMARO SISSOKO PARA PERSEGUIR AS PESSOAS

JOMAV mentiroso igual a fadia, fala em contas do Estado. Com que moral. Tu que assina para tirar bilioes ilegalmente

Umaro Sissoko viajou de novo para Congo de Denis Sassou Nguessou

Os assuntos da GUINE-BISSAU passaram a serem tratados no Congo. Uma comunidade insignificante, ganhou o privilegio dos documentos serem ali emitidos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

GERALDO MARTINS RESPONDEU NA SUA PÁGINA FACEBOOK ÀS INCONGRUÊNCIAS DO MINISTRO DA ECONOMIA E FINANÇAS



No passado dia 4 de Janeiro, o Ministro da Economia e Finanças proferiu uma declaração em que afirmou que as finanças públicas estão numa situação grave devido às dívidas contraídas pelos governos (do PAIGC) nos últimos dois anos e criticou as opções tomadas na utilização desses fundos. Esta declaração está cheia de incongruências que não resisti em saltar por cima da ocasião.
Incongruência 1. O Ministro da Economia e Finanças parece que (também) tem dificuldades em efectuar operações de conversão monetária. Na sua declaração, converteu 30 bilhões de Francos CFA em 200 milhões de Euros. JESUS CRISTO! 30 bilhões de Francos CFA equivalem a aproximadamente 45 milhões de Euros e não 200 milhões de Euros como disse o Ministro. Para um contabilista de formação, que deve saber reconciliar activos e passivos até à última vírgula, isto é gravíssimo, para não dizer mais.
Incongruência 2. O Ministro disse que o Estado deve 40 bilhões de Francos CFA ao Banco Central. Este valor de 40 bilhões de Francos CFA corresponde ao stock acumulado dos títulos de tesouro emitidos pelo Estado da Guiné-Bissau entre 2013 e 2016 no mercado de títulos públicos da UEMOA. Ora, quem compra os títulos de tesouro no mercado de títulos da UEMOA são os bancos e outros estabelecimentos financeiros ou, por intermédio destes, o público em geral (nunca o Banco Central). Como é que os títulos de tesouro podem representar dívidas do Estado ao Banco Central? Ou foi um lapsus linguae do Ministro ou devo estar a precisar de um desenho para entender?
Incongruência 3. Ao computar a dívida do Estado junto aos bancos comerciais, o Ministro da Economia e Finanças considerou os 35 bilhões de Francos CFA da (tão badalada) operação de resgate dos bancos. Convém lembrar que esta operação consistiu na aquisição pelo Estado de parte da carteira de crédito mal parado junto de dois bancos comerciais do país a fim de permitir que os mesmos retomassem o financiamento à economia e os operadores económicos relançassem as suas actividades. A operação foi meramente contabilística (o Estado não desembolsou um tostão) e os bancos em causa foram mandatados pelo Estado a celebrarem acordos de reestruturação das dívidas com os empresários e a procederem à sua recuperação. Mas não é aqui que está a incongruência.
A incongruência está no facto de o actual Ministro da Economia e Finanças, à data da realização da operação, ser meu Conselheiro e de, nessa qualidade, ter participado comigo e com a minha equipa em várias discussões com diversas instituições financeiras regionais e internacionais, nomeadamente o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), na procura das opções mais viáveis para esta operação com a qual ele estava absolutamente de acordo.
Incongruência 4. Durante os dois governos do PAIGC desta legislatura (de Julho de 2014 a Maio de 2016), emitimos 28 bilhões de Francos CFA em novos títulos de tesouro (15 bilhões em Julho de 2014 e 13 bilhões em Abril de 2016. Excluem-se aqui as renovações de títulos por não contribuem para aumentar o stock da dívida pública). O Ministro da Economia e Finanças pergunta onde foi parar esse dinheiro. Este estranho exercício faz-me lembrar um outro, em tempos. Lol lol.
Aqui vai a explicação: Os 15 bilhões de Francos FCA foram emitidos logo no início da legislatura e serviram essencialmente para:
a) Pagar os quatro meses de salários em atraso acumulados pelo governo de transição. Na altura, a massa salarial mensal era de 3.2 bilhões de Francos CFA. Logo, 12.8 bilhões de Francos CFA foram consumidos em salários.
O remanescente foi utilizado para:
b) Pagar subsídios atrasados ao sector da educação para que o ano lectivo pudesse começar atempadamente;
c) Financiar o Plano de Contingência contra o ébola;
d) Financiar a retoma do fornecimento de energia eléctrica em Bissau;
e) Pagar parte do serviço da dívida externa, que já não estava a ser paga desde Dezembro de 2010 quando a Guiné-Bissau beneficiou do perdão da dívida ao abrigo da iniciativa HIPC.
É importante sublinhar que o pagamento de todos os atrasados da dívida externa pelo governo em 2014 foi crucial para o restabelecimento do programa com o FMI e a credibilização do país, e foi fortemente elogiado pelos parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau durante a mesa redonda de Bruxelas em Março de 2015, tendo permitido ao país receber promessas de financiamento sem precedentes de 1.5 mil milhões de US$ (Em relação ao que diz o Ministro sobre a mesa redonda, não me vou pronunciar aqui).
Onde está a incongruência? A incongruência está no facto de o actual Ministro da Economia e Finanças, na altura Director Nacional do BCEAO, ter participado activamente na montagem financeira da operação de emissão dos 15 bilhões em títulos de tesouro, conhecendo perfeitamente o destino que se ia dar (e que acabou por ser dado) ao dinheiro.
Incongruência 5. A segunda emissão de títulos de tesouro, a de Abril de 2016, no valor de 13 bilhões de Francos CFA, serviu basicamente para reembolsar um empréstimo contraído pelo governo junto à Ecobank em 2011 no valor de 7.8 bilhões de CFA para a reestruturação da empresa Guiné Telecom e GuinéTel. O dinheiro nunca foi utilizado para os fins de reestruturação destas empresas, mas a dívida continuou ali, a crescer exponencialmente devido à elevada taxa de juro de 9,75%. Em Março de 2016, o capital mais os juros deste empréstimo ascendiam a quase 10 bilhões de Francos CFA. Decidimos então emitir 13 bilhões de Francos CFA em títulos de tesouro, a uma taxa de juro de 4,6% (10 bilhões para reembolsar a dívida à Ecobank e estancar a hemorragia financeira e 3 bilhões para pagamento dos salários de Abril de 2016, num contexto de dificuldades de liquidez, devido à não aprovação do Orçamento Geral do Estado).
A incongruência? Quem era o Ministro da Finanças em 2011, ano em que o empréstimo para a reestruturação da Guiné Telecom e GuinéTel foi contraído?
Eis pois a utilização dada aos fundos.
Para terminar:
Como diria o Brasileiro, a fala de um Ministro da Economia e Finanças é apreciada sobretudo pelo seu rigor. Tantas incongruências numa única declaração pública dão muito que pensar.